Agraciado com a Purple Heart e a Bronze Star, duas das medalhas militares mais importantes, Russ Marek não é um homem comum. Na verdade, ele e sua história são extraordinários. Enquanto servia o país, Russ estava em uma missão de rotina quando seu tanque foi atingido pelo inimigo. A explosão destruiu a torre de tiro de 21 toneladas. A equipe inteira morreu e Russ sofreu ferimentos gravíssimos.

Depois do acontecimento, Russ ficou tetraplégico, preso a uma cadeira de rodas. Ele perdeu o lado dominante, a perna e o braço direitos, sofreu graves lesões no cérebro, mal falava e teve 20% do corpo queimado. Diante de desafios inestimáveis, dor física insuportável e trauma emocional obsessivo, Russ irradiava um sorriso da alma e tinha um brilho nos olhos.

Três anos depois, Russ foi convidado a falar em uma cerimônia em homenagem aos heróis de guerra, como ele. Curiosamente, ele caminhou devagar até o pódio com o auxílio de muletas. Fez um discurso emocionado de agradecimento e afirmou que embora ainda estivesse em terapia com obstáculos a superar, logo viveria independentemente na sua casa. Conhecer Russ é testemunhar um milagre. A capacidade de Russ de pensar menos no passado e concentrar-se mais em viver uma vida plena e independente é o seu ponto forte. Por causa da motivação e coragem de Russ, tenho certeza que ele atingirá suas metas.